Viçosa

Viçosa está localizada na Zona da Mata mineira e possui uma posição privilegiada com relação a cidades referências do comercio em Minas Gerais, como Belo Horizonte (225km), Juiz de Fora (180 km) e Ubá (80km) cidade pólo moveleiro do estado. Com cerca de 65 mil habitantes fixos Viçosa vem alcançando aos poucos uma estabilidade comercial que atrai cada vez mais investimentos.

Conhecida nacional e mundialmente por sediar a Universidade Federal de Viçosa (UFV) – que oferece 38 cursos de graduação e 30 de pós-graduação, para cerca de nove mil estudantes – é reconhecida como pólo educacional. O crescimento da UFV atraiu investimentos em educação e outras instituições educacionais como, vários cursos pré-vestibular, colégios, escolas técnicas, e outras três entidades de ensino superior, foram implantadas na cidade. Os quase 10 mil estudantes que moram em Viçosa são chamados de “população flutuante” e são responsáveis por boa parte da movimentação do comércio na cidade.

Além de oferecer serviços para os estudantes, nos últimos 15 anos muitos ex-alunos das instituições educacionais da cidade se fixaram em Viçosa e passaram a atuar como empresários, o que tornou o mercado viçosense mais competitivo e qualificado. Este movimento empreendedor tem gerado diversas iniciativas e produzido importantes resultados para a região. Aos poucos uma cidade que girava somente em torno da educação começou a “desbravar” outras vocações.

Localizada no “Circuito Turístico Serras de Minas”, Viçosa e as cidades da região possuem um potencial imenso para o eco-turismo, o que fez com que fosse desenvolvida uma estrutura especial para receber turistas de todo o país. São várias pousadas e hotéis fazenda com localizações específicas para que o turista possa aproveitar todas as peculiaridades da natureza. Outro segmento crescente em Viçosa é o de Tecnologia da Informação. Já foram desenvolvidos mais de 200 softwares nos últimos 10 anos, sendo que alguns são líderes em suas áreas no mercado nacional e outros possuem destaque internacional.

Devido ao potencial da cidade para as atividades comerciais, aos poucos surgiu a necessidade de unir forças para juntos aproveitar as oportunidades, fortalecer as parcerias e neutralizar as fraquezas, unindo em um único espaço físico entidades de classe representativas para a comunidade de Viçosa e região. Sendo assim, em 2001 foi idealizada a Casa do Empresário, idéia desprovida de vaidades e interesses pessoais, de grupos, ou político partidário. Pensamos no contexto local e no cenário ideal de ação dos empresários e com objetivo de protagonizar o desenvolvimento econômico auto-sustentável.